Faixa de preço: Desde até

Comparar listagens

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

Calafetação
Ato, processo ou efeito de calafetar. Ou seja, impedir a passagem de líquidos ou de ar pela vedação, feita com massa apropriada, de fendas e frestas de pisos, telhados, janelas, portas etc.

Calha
Comumente instalada em telhados, são dutos ou canos para captação e escoamento de águas pluviais.

Canteiro de obras
Conjunto de instalações provisórias de uma obra, onde são realizados serviços auxiliares à construção. O canteiro de obras pode abrigar depósitos, alojamentos, banheiros e oficinas.

Canteiros em Produção
Quantidade de obras em andamento.

Carta de crédito
Documento que concede a alguém o empréstimo de certa quantia. Costuma valer por 30 dias, às vezes prorrogáveis.

Carteira Hipotecária (CH)
Linha de crédito habitacional criada pelo presidente Getúlio Vargas em 1936. Hoje possui regras de financiamento, prazo de pagamento e taxas de juro definidas pelas instituições financeiras.

Cartório de Registro de Imóveis
Órgão onde são cadastrados todos os imóveis de determinada região. Lá se encontram as informações a respeito de cada imóvel: matrícula, localização, dono, situação jurídica, histórico e todas as modificações pelas quais possa ter passado.

Cartório de Títulos e Notas
Entidade privada com reconhecimento público que guarda títulos e documentos, faz registros públicos e lavra (redige) contratos.

Caução
Garantia dada com títulos ou coisas de valor, inclusive dinheiro, de que determinada dívida contratual, como financiamento imobiliário ou aluguel, será paga.

Certidão
Documento expedido por um cartório e que serve para garantir a correção de determinado registro, como o de um imóvel, por exemplo. As certidões podem ser pedidas por qualquer pessoa mediante o pagamento de uma taxa.

Certidão de Registro de Imóveis
Documento expedido por um Cartório de Registro de Imóveis e que serve para garantir a correção de determinado registro. A certidão pode ser requerida por qualquer pessoa mediante pagamento de uma taxa.

Cessionário
Pessoa a quem se transfere direitos e/ou obrigações por meio de cessão.

Código de Defesa do Consumidor
Definido pela lei n.º 8.078, de 11/09/1990. Visa proteger os direitos do consumidor. A lei estabelece como princípios fundamentais a nulidade de cláusulas abusivas, a facilitação da defesa, o prazo de reflexão e a responsabilidade do fornecedor por vício do produto ou serviço.

Comissão
Forma de pagamento recebida pelo corretor de imóveis, como intermediário na transação imobiliária.

Comprometimento de renda
Percentual máximo de renda que o pretendente a um financiamento pode comprometer mensalmente nas prestações.

Compromisso de compra e venda
É o contrato entre duas partes em que o vendedor se compromete a vender seu bem (imóvel ou móvel) e o comprador se compromete a comprá-lo nas condições acertadas. É também chamado contrato de compra e venda ou promessa de compra e venda.

Comprovação de renda
Exigência da instituição financeira para que o pretendente a financiamento comprove com documentos (contra-cheque, carteira de trabalho, declaração do Imposto de Renda) que ganha o suficiente para arcar com as prestações.

Condomínio
Edifício ou conjunto de casas que forma um todo e divide as despesas comuns. Condomínio é também a maneira usual de se referir à taxa ou encargo de condomínio. A taxa de condomínio resulta do rateio das despesas comuns em uma divisão de acordo com as proporções, ou cota, de cada imóvel , como a água e a energia elétrica utilizadas nas áreas comuns, o salário dos funcionários e a manutenção de elevadores.

Condômino
Dono, juntamente com outros; co-proprietário. Maneira usual de se referir aos membros de um condomínio.

Construtora
Empresa responsável pela construção de determinado empreendimento.
Consultor imobiliário (corretor de imóveis)Profissional da área de vendas do segmento imobiliário que detém conhecimento suficiente para desenvolver um relacionamento proativo com os clientes. Além da exigência de ser corretor de imóveis credenciado, é necessário que o consultor imobiliário tenha uma visão global do mercado.

Contrapiso
Capeamento de argamassa para nivelar pisos e sobre o qual se aplica o revestimento definitivo.

Contrato de compra e venda
Contrato em que são pactuadas as condições de compra e venda de um imóvel, por exemplo. Documento pelo qual o vendedor obriga-se a transferir o domínio de certo bem ao comprador, no preço, prazo e demais condições ajustadas.

Contrato de promessa de compra e venda
Contrato pelo qual o proprietário de um bem assume o compromisso de vendê-lo ao outro contratante, que, por sua vez, se compromete a comprá-lo no prazo e preço estipulados.

Convenção de condomínio
Contrato social do condomínio que deve ser aprovado em assembléia por pelo menos 2/3 dos condôminos. Documento jurídico que estabelece as normas de convivência entre os condôminos, além de definir a forma de utilização das áreas de uso exclusivo e comum, entre outros aspectos.

Correção monetária
Utilizada para atualizar o valor da moeda e seu poder de compra com base no índice de inflação apurado no período. A correção monetária visa compensar os efeitos da inflação.

Corretagem
O mesmo que Comissão. É a remuneração do corretor de imóveis.

Corretor de imóveis
Profissional responsável pelo trabalho de aproximação do vendedor e comprador em uma transação imobiliária. O corretor habilitado para exercer as funções de intermediador na comercialização de imóveis deve estar inscrito no

CRECI
(Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Cozinha-americana
Cozinha com abertura para sala de estar e/ou jantar, geralmente delimitada apenas por um balcão.

CREA
Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

CRECI
Conselho Regional de Corretores de Imóveis

Crédito Associativo
Modalidade de crédito com recursos do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS). Conta com as taxas mais baixas do mercado e é destinado ao financiamento de habitações populares.

Crédito habitacional
Empréstimo concedido pelas instituições financeiras para comprar, construir, reformar ou financiar casa própria.

Credor
Aquele que concede um crédito ou empréstimo a alguém.